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NOTA DE REPÚDIO

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Data: 24/11/2021 | Autor: Da redação | Foto:

  Quem tem medo das Ciências Humanas e da Filosofia? Tais disciplinas estão na base deformação universal de qualquer profissional e contribuem decisivamente para o desenvolvimentodo pensamento crítico, democrático, plural e reflexivo essencial para a vida em sociedade, por issoassustam aos que fazem apologia à passividade e submissão irrefletida das pessoas que taissujeitos pretendem manter como gados diante do abatedouro. Os insanos apologetas dototalitarismo irracional, misógino, racista, excludente e opressor temem estas disciplinas naformação escolar da juventude e das crianças, pois desejam manter o poder e opulência capitalistaque segregam e matam milhões de pessoas para alimentarem cada vez mais o lucro doentio deuma elite opressora.

  As Ciências Humanas e a Filosofia, em sua essência, têm um papel grandioso na formaçãoplena do cidadão. A História, Geografia, Sociologia, Filosofia e a Ética contribuem decisivamentepara o desenvolvimento do pensamento crítico, democrático, plural e reflexivo essencial para a vidaem sociedade.

  Por assim entendermos, as entidades e órgãos que abaixo subscrevem esta nota, vêm apúblico destacar a importância do trabalho das professoras e dos professores de Ciências Humanase Filosofia para a construção de uma educação emancipatória, assentada em uma formaçãohumanística e de respeito a toda e qualquer diversidade.

  Repudiamos, neste espaço, a fala do jornalista Gustavo Negreiros ao afirmar que não é otraficante, mas os professores de História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Ética quem são osmaiores riscos, dentro da sociedade, às nossas crianças; o que denota, em primeiro plano, umagrande desinformação em relação a esses componentes curriculares e, em segundo momento, umalinhamento com o pensamento destrutivo e odioso que não entende a necessidade de umprocesso educacional emancipador.

  Acreditar e viabilizar a expansão de ideias como tais é colaborar com uma estratégiadestrutiva que se direciona, violentamente, contra o nosso ensino, o qual visa libertar e estruturaruma sociedade ampla, democrática e diversa.

 

ADUERN (Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)

ADUFERSA (Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido)

ADURN-SINDICATO (Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

AGB (Associação Dos Geógrafos Brasileiros - Seção Local Caicó – RN)

ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior- RegionalNordeste II)

DCE-UERN (Diretório Central das e dos Estudantes - Anatália de Melo Alves)

DFI-UERN (Departamento de Filosofia) DGE-UERN (Departamento de Geografia)

DHI-UERN(Departamento de História)

FAFIC-UERN (Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais)Movimento Kizomba

NCE-IFRN (Núcleo Central Estruturante de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do RN)

PROF-FILO/UERN (Mestrado Profissional em Filosofia – Núcleo UERN)

SINTE-RN (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte)

UEE/RN (União Estadual de Estudantes do RN)

SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissionais eTecnológica – Seção Mossoró)

SINASEFE (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Natal)

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