Informativo

SINASEFE Nacional completa 31 anos de história

img

Compartilhe

Data: 11/11/2019 | Autor: Da redação | Foto:

O SINASEFE NACIONAL completa 31 anos de fundação nesta segunda-feira (11/11), às vésperas dos seus 2º Encontro Nacional de Mulheres e 33º Congresso. São mais de três décadas de luta e resistência em defesa dos direitos dos servidores e das servidoras da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e também em defesa de uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade.

Durante todo esse tempo, o sindicato manteve sua autonomia e independência para lutar contra sete Presidentes e uma Presidenta da República. Passamos por um impeachment em 1992 e um golpe de Estado em 2016. Houve momentos de conquistas e houve momentos de dificuldades. Talvez o mais difícil desses momentos seja o atual, de resistência ao neofascismo-miliciano-ultraliberal de Bolsonaro. Independente da situação conjuntural e da correlação das forças políticas, a postura do SINASEFE em 31 anos de existência foi sempre a mesma: a de se manter na luta, ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras!

O sindicato também soube crescer. Temos mais de 28 mil filiados e filiadas em 91 seções sindicais espalhadas pelo Brasil, que fazem do SINASEFE um instrumento de luta para 67 mil trabalhadores e trabalhadoras – docentes e TAEs – na base da categoria.

O SINASEFE é um espaço de pluralismo e democracia. A entidade sempre se posicionou à vontade de sua base e sempre confiou nela para superar as adversidades em seu caminho. E essa confiança na base, ano após ano, apenas se renovou. Este sindicato sabe do tamanho do desafio e da responsabilidade que tem pela frente, e confia na maturidade que adquiriu – enquanto entidade classista representativa – para enfrentá-los.

Se você está no SINASEFE, obrigado por esses 31 anos. Se você ainda não está, filie-se e receba nossas boas-vindas.

Essa entidade é sua e de todos os trabalhadores e trabalhadoras da Rede Federal de Educação. O SINASEFE necessita da sua participação e da sua militância para fazer mais do que simplesmente “sobreviver” aos próximos anos: esta entidade precisa de você na luta para construir a emancipação de todos e de todas e para edificar uma nova sociedade, que seja justa, fraterna, igualitária e socialista!

Texto retirado do Boletim do SINASEFE n°612

Deixe seu Comentário