Neste 11 de agosto, Dia do Estudante, o SINASEFE – Seção Mossoró celebra a força, a resistência e a participação dos estudantes na construção de uma educação pública de qualidade e de uma sociedade mais justa.
Ser estudante no Brasil é, muitas vezes, enfrentar desafios que vão muito além da sala de aula. É superar dificuldades econômicas e sociais, lutar pela permanência nos espaços de ensino e defender diariamente o direito à educação pública. Por isso, o Dia do Estudante também representa um momento de reconhecer a importância da organização e da mobilização estudantil.
A data de 11 de agosto marca a criação dos primeiros cursos superiores do Brasil, em 1827, mas, ao longo da história, ganhou um significado ainda maior por estar associada à atuação e à resistência do movimento estudantil em diferentes momentos da vida política e social do país.
Para o SINASEFE – Seção Mossoró, defender os estudantes significa também defender as condições necessárias para que possam ingressar, permanecer e concluir sua formação com dignidade. Isso envolve políticas de assistência estudantil, alimentação, moradia, bolsas, saúde, infraestrutura adequada e investimentos permanentes na educação pública.
A luta em defesa da educação pública é uma construção coletiva que envolve estudantes, servidores(as), trabalhadores(as) da educação e toda a sociedade. É nesse espaço de diálogo e mobilização que se fortalece a defesa de uma educação pública, gratuita, laica, inclusiva e socialmente referenciada.
Neste 11 de agosto, o SINASEFE – Seção Mossoró parabeniza todas e todos os estudantes e reafirma seu compromisso com a defesa da educação pública e com a construção de espaços de ensino cada vez mais democráticos, inclusivos e comprometidos com a transformação social.
Viva as(os) estudantes!
Viva a luta estudantil!
Viva a educação pública!
