181ª PLENA: Confira um resumo dos dois dias de debate 

DIA 1 (17/06)

O SINASEFE iniciou no último  sábado (17/06), de modo híbrido, sua 181ª Plenária Nacional (PLENA). Neste primeiro dia de evento participantes debateram conjuntura e carreira. Ao todo, 77 seções sindicais participam da PLENA, 53 de modo presencial e 14 de modo virtual, somando 104 delegados(as) e 76 observadores(as).

Abertura com modificação da pauta

Os trabalhos da plenária foram iniciados às 8h40, com o debate e posterior modificação da pauta. O coordenador geral, David Lobão, e o secretário jurídico do SINASEFE, Ivo da Silva, saudaram e deram as boas vindas aos participantes, apresentando a proposta de pauta prevista na convocatória do evento. Os(as) participantes fizeram destaques e propuseram modificações na programação, antecipando para o primeiro dia os encaminhamentos dos Grupos de Trabalho (GTs) de Carreira e de Políticas Educacionais.

Informes DN

Oito integrantes da Direção Nacional apresentaram informes: David Lobão, Odemir Vieira, Elenira Vilela, Ivo da Silva, Lucrécia Helena, Diego Rodolfo, Rita Gil e João Cichaczewski.

  • David Lobão (coordenador geral) informou sobre a participação sindicato no 2º Congresso Mundial Contra o Neoliberalismo na Educação, leia mais sobre o evento aqui.
  • Odemir Vieira (coordenador de pessoal aposentado) comentou a composição da Comissão Nacional de Aposentados, que será composta por cinco titulares e cinco suplentes (com ocupação proporcional às votações obtidas pelas chapas da atual gestão da Direção Nacional).
  • Elenira Vilela (coordenadora geral) deu informes pautando: GT Interministerial Contra a Violência nas escolas; a participação do SINASEFE na audiência da Comissão de Direitos Humanos (CDH) contra ao Arcabouço Fiscal; o apoio do sindicato à luta das assistentes sociais em defesa das 30h, e a regulamentação da convenção nº 151 da OIT. Ela também convidou as(os) participantes a apoiarem a companheira Simone Fernandes (do Sinasefe IFMG) em sua campanha financeira motivada por problemas de sua saúde e de seus pais (saiba detalhes mais aqui).
  • Ivo da Silva (secretário jurídico) pontuou a necessidade da realização dos congressos do SINASEFE previstos no Estatuto da entidade e agradeceu trabalho da diretora Larissa Leal. Também falou da realização do 10º Encontro do Jurídico, que será híbrido e custeado pelas seções sindicais. Ivo pautou ainda a deliberação da Direção Nacional, referendada pelo plenário da 181ª PLENA, de executar dívidas de sindicalizados(as) que tiveram seus salários custeados pelo SINASEFE durante afastamentos posteriormente revertidos.
  • Lucrécia Helena (coordenadora de pessoal técnico-administrativo) registrou o agradecimento à todas e todos que participaram dos debates de carreira realizados tanto em maio quanto antecedendo à 181ª PLENA.
  • Diego Rodolfo (1º tesoureiro) comentou as recentes decisões da Direção Nacional com o objetivo de salvar o sindicato da ruína financeira, confira aqui todas as deliberações da 9ª Reunião da DN.
  • Rita Gil (secretária-geral) reforçou a pertinência das deliberações financeiras da 9ª Reunião da DN.
  • João Cichaczewski (secretário de políticas educacionais e culturais) falou da organização do debate em torno de políticas educacionais e do GTPEC realizado antecedendo a 181ªPLENA. Ele também falou da luta contra o Novo Ensino Médio (NEM) e a importância de fortalecer dos comitês estaduais pela revogação do NEM.

Informe AJN

O advogado e integrante da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) Valmir Andrade, apresentou breve informe comentando itens como: andamento do inquérito do golpe dado ao SINASEFE no 34º CONSINASEFE, ganho de processo em benefício de servidores (pagamento de exercícios anteriores), abono de permanência e o 10º Encontro Jurídico Nacional do SINASEFE.

Análise de Conjuntura

Os trabalhos vespertinos da 181ª PLENA foram retomados com o ponto: Análise de conjuntura com debate sobre Campanhas Salariais 2023 e 2024, Mesas Setoriais e Arcabouço Fiscal. O coordenador geral do SINASEFE, David Lobão, apresentou um informe de aproximadamente dez minutos incluindo suas análises dos temas pautados. Lobão falou das divergências sobre a metodologia de negociação na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), da proposta apresentada pelo governo e da contraproposta apresentada pelo Fonasefe. Algumas das observações feitas por Lobão foram sobre a quantidade de entidades presentes na MNNP (governo propõe 12 entidades e o Fonasefe propõe 40 entidades), sobre calendário (Fonasefe propõe reuniões semanais de negociação) e a presença de mediação na MNNP (Fonasefe propõe duas entidades da sociedade civil – uma indicada pelas entidades e outra pelo governo).

Dezenas de delegados(as) e observadores(as) se posicionaram, em aproximadamente três minutos cada, analisando a realidade e pontuando as possibilidades de ações do sindicato. Críticas ao governo, ao parlamento, desafios do cotidiano e a importância da mobilização estiveram em pauta nas diversas falações. Os encaminhamentos propostos neste ponto de pauta foram remetidos para o final da plenária.

Informe Movimento Olga Benário

Luiza Fegadolli, do Movimento Olga Benário, apresentou um rápido informe sobre a realização do 3º Encontro Latino Americano e Caribenho de Mulheres. Segundo ela, mulheres de mais de 14 países se encontrarão em Brasília-DF, de 21 a 23 de julho, na UnB. Luiza convidou o SINASEFE e as seções sindicais a participarem do evento.

GT Carreira

Debate de carreira começou com a definição da metodologia a ser adota no ponto de pauta, contou com uma introdução da CNS e da CND e foi suspenso pelo avançar da hora.

Participantes fizeram a leitura completa da minuta de relatório do GT Carreira (disponível abaixo), solicitando destaques ao texto. Em seguida foram abertas inscrições para o plenário apresentar suas considerações gerais sobre o assunto carreira. Finalizadas as intervenções, foram retomados os destaques, com aberturas de defesas e respectivas votações.

MINUTA_GTCARREIRA_JUNHO2023

DIA 2 (18/06)

Euza Raquel é coordenadora Geral do Sinasefe Mossoró e representou a entidade na 181ª Plena

A 181ª PLENA do SINASEFE, realizada de modo híbrido, foi encerrada neste domingo (18/06). Fórum avançou na atualização da proposta de reestruturação de carreira do SINASEFE (tanto para técnico-administrativos quanto para docentes). A plenária também deliberou sobre o GT de Políticas Educacionais e Culturais (GTPEC), o 35º CONSINASEFE e o 2º ENNIQ.

Dinâmica dos trabalhos da plenária

Os trabalhos da plenária foram retomados às 8h16, com discussão sobre adotar, ou não um teto de horário para o debate de carreira, e o teto de 2h de debate foi aprovado. Atingido este teto inicial, participantes aprovaram uma nova alteração da pauta (por 46 votos favoráveis, 35 contrários e 6 abstenções) prosseguindo com os debates de carreira até 13h15 e fazendo uma pausa para almoço.

Retomados os trabalhos após o intervalo de almoço, participantes suspenderam a análise dos destaques à minuta do GT Carreira (todos foram debatidos até o item 10.1) e da minuta do apêndice da CND (disponível abaixo). O debate suspenso será finalizado posteriormente em uma plenária virtual do SINASEFE.

No terceiro ponto de debates da plenária, delegados(as) fizeram a leitura, destacaram e aprovaram dezenas de encaminhamentos do GT Políticas Educacionais e Culturais (GTPEC), finalizando este ponto às 17h e aprovando estender os trabalhos até 19h.

Últimos pontos debatidos foram sobre contribuições financeiras à outras entidades, 35º CONSINASEFE e 2º ENNIQ, com o encerramento da Plenária Nacional às 19h28.

Reestruturação de carreira

181ª PLENA avançou na análise dos destaques apresentados à minuta do relatório do GT Carreira (disponível acima) e incluiu novos itens no documento (a redação final com novas redações e adendos será divulgada em breve).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support