Na próxima terça-feira, dia 27 de junho, teremos em todo o país a realização do Dia Nacional de Luta pela Revogação do Novo Ensino Médio e da Base Nacional de Formação de Professores.
Esta data nacional é organizada por SINASEFE, Andes-SN, Fasubra, Fenet, ExNEPe e Ubes; e também pelo Fórum de Intercomitês pela Revogação do Novo Ensino Médio, pela Frente Nacional pela Revogação da BNC-FP e pelo Observatório do Ensino Médio.
O objetivo deste Dia Nacional de Luta é chamar a atenção da sociedade para os prejuízos à Educação causados pela Contrarreforma do Ensino Médio, aprovada durante o Governo Temer.
As entidades sindicais e estudantis que realizam o Dia de Luta de 27/06 convocam suas bases para realização de atividades públicas nos locais de trabalho, caracterizando a luta como nacional.
O SINASEFE tem se posicionado contra essas mudanças danosas no Ensino Médio brasileiro desde 2016. Neste ano (2023), o sindicato lançou uma Nota defendendo o Ensino Médio Integrado – proposta pedagógica exitosa que existe nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnológia: “A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica construiu uma proposta pedagógica que coloca seus estudantes no patamar de sistemas educacionais de países reconhecidos pela qualidade educacional. O Ensino Médio Integrado deve ser referência da etapa final da Educação Básica brasileira, reconhecendo que, para os mais pobres, a escola é a principal porta para a aquisição dos conhecimentos historicamente construídos pela cultura humana”, afirma o sindicato.