Nesta quarta-feira, dia 28 de junho, celebramos o Dia do Orgulho LGBTQIA+, data que tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homotransfobia* para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero e da orientação sexual de cada indivíduo.
O Dia do Orgulho LGBTQIA+ também lembra que todos devem se orgulhar das suas sexualidades, das suas identidades de gênero e que ninguém deve sentir vergonha da sua orientação sexual: não importa se uma pessoa é heterossexual, homossexual, bissexual, transgênero, travesti, intersexo etc – o importante é ser respeitada como um ser humano e ter todos os seus direitos garantidos.
O SINASEFE homenageia a comunidade LGBTQIA+ pela passagem desta data e se coloca lado a lado da mesma na luta por uma sociedade sem opressão, sem preconceito e sem discriminação.
Origem da data
O Dia do Orgulho LGBTQIA+ (criado originalmente como Dia do Orgulho Gay) é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes da luta da comunidade gay pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall.
Em 1969, esta data marcou a revolta da comunidade gay contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais – nas quais os homossexuais eram presos e sofriam represálias por parte das forças policiais.
A partir deste acontecimento, foram organizados vários protestos em favor dos direitos dos homossexuais, por várias cidades dos Estados Unidos e do resto do mundo.
A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada no ano seguinte (1970), para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.
A Rebelião de Stonewall é tida como o marco zero do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.
LGBTQIA+
A sigla LGBTQIA significa:
- Lésbicas
- Gays
- Bissexuais
- Transexuais
- Queers e Questionando
- Intersexuais
- Assexuais, Arromânticas e Agênero
Sendo que o símbolo “+” é inserido ao seu final para abarcar as demais orientações sexuais e de gênero (tais como Pansexual, Polissexual, Não-binárias etc), representando pluralidade.