No dia de hoje, 11/08, é comemorado o Dia Nacional dos Estudantes, e o SINASEFE Seção Mossoró aproveita a efeméride para memorar o papel fundamental dos estundantes na articulação para defesa de um ensino público, gratuito e democrático e de um Serviço Público de qualidade para os servidores e para a sociedade.
Nos últimos anos, ataques ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte se intensificaram, objetivando fragilizar o potencial transformador da instituição. Na linha de defesa, no entanto, os estudantes se articularam para confrontar as investidas neoliberais e impedir a precarização do serviço público, como ocorrido durante a greve do primeiro semestre de 2024, cuja as atividades de mobilização contaram com a participação da categoria estudantil.
Durante a greve, os estudantes fortaleceram a paralisação com contribuições políticas, artísticas, logísticas e culturais que já realizam nos núcleos e grupos do IFRN diariamente. Yasmim Nicole, atual presidente do Grêmio Valdemar dos Pássaros, afirma que “é somente por meio da articulação estudantil e da luta movimento estudantil que pode-se garantir um ensino público de qualidade e digno para os estudantes do IFRN, e assim, reinvindicar as demandas diárias e promover políticas de permanência estudantil.”
Lucas Felipe, discente de Licenciatura em História e ex-secretário geral da Rede de Grêmios do IFRN, REGIF, colocou que “a articulação estudantil no IFRN é fundamental para o efetivo funcionamento da democracia na instituição.” Para ele, o Dia dos Estudantes reflete essa importância e ressalta o papel crucial dos estudantes na manutenção dos processos democráticos dentro da instituição.
A Diretoria do Sinasefe Seção Mossoró parabeniza os estudantes por essa data e enfatiza sua compromisso com o fortalecimento do movimento estudantil e da educação pública!