TAEs se reúnem para discutir a jornada de 30h e PGD do IFRN

Na tarde da última segunda-feira (07/04), os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) do IFRN se reuniram para dialogar sobre a jornada de 30 horas no IFRN e o Programa de Gestão e Desempenho (PGD).

Os servidores de Campi diversos do IFRN convocaram a reunião motivados pela insatisfação com a forma como a jornada de trabalho e o PGD vêm sido pautados nos últimos anos, intensificando as dificuldades no trabalho rotineiros.

A categoria lembrou que a revisão da Portaria referente às 30 horas estava inclusa como proposta de campanha do atual Reitor do IFRN, José Arnóbio Araújo, que entendia que ela mais restringia do que incluía, mas até o momento a categoria não teve nada de concreto em relação a isso, a não ser a formação de uma comissão de estudos.

Os TAEs presentes desabafaram seus incômodos, afirmando que o processo caminha a passos muito lentos e com certa negligência. Os servidores também apontaram que várias instituições já estão avançando na implementação das 30 horas, conforme o acordo de greve de 2024, como o IFPB, a UFAM e o IFCE, entre outras.

O advogado da Seção Natal, Carlos Alberto Marques Júnior, esteve presente e trouxe um respaldo dos pareceres desenvolvidos desde o início do processo acerca da discussão da jornada de trabalho dos TAEs. Ele lembrou que a categoria já buscou a via judicial, mas não teve sucesso. Carlos Alberto, assim como os TAEs presentes, enfatizaram que a luta pela reinvindicação desses direitos é, essencialmente,  política.

Ele destacou, ainda, que a categoria precisa fazer essa disputa política para quebrar a barreira que não existe em outras instituições, e que é imposta no IFRN sempre sob o argumento de que o Instituto é fiscalizado e monitorado de forma mais contundente do que os outros institutos, e é perseguido pelos órgãos de controle da União.

A servidora Cristina, da Seção Mossoró, explicou que o início dessa articulação se deu a partir do requerimento que fez após coletar as assinaturas dos TAEs do IFRN, que obteve enquanto encaminhamento a formação de uma comissão para tratar da Portaria, e que, após a criação da comissão, sentiu dificuldade em dar seguimento à pauta, e que seria inviável revê-la porque já estaria “consolidada”.

Por fim, a servidora Fabiana propôs que um bom dia para realizar as atividades de cobranças em Natal, na Reitoria, seria dia 09 de maio, tendo em vista a 201ª PLENA do SINASEFE Nacional, 15 a 18 de maio, e o Encontro Regional do SINASEFE, nos dias 01 a 03 de maio. 

Ficou encaminhado, então, a construção da mobilização a partir de uma campanha com camisas, cartazes e demais acessórios para cobrança unificada em todo o IFRN. Os servidores TAEs que desejam participar da reinvindicação podem entrar no grupo no WhatsApp (https://chat.whatsapp.com/EIF2lnWlaOTHZ1KUbA3eSN) para participar da articulação dos Grupos de Trabalho relativos a essa luta.

As Seções Natal e Mossoró reafirmam seus compromissos com a luta dos servidores TAEs do IFRN e fazem o chamado para que todos os técnicos participem das atividades que serão programadas e mobilizem seus colegas nos campi para construirmos um movimento forte na busca de melhorias das condições de trabalho da categoria.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support