Nota sobre o PL da Dosimetria

Nota sobre o PL da Dosimetria

No fatídico 8 de janeiro de 2023, o Brasil assistiu a uma tentativa fracassada de golpe de Estado, protagonizada por setores da extrema direita que se recusaram a aceitar a derrota eleitoral registrada nas urnas. As investigações revelaram que parte dos envolvidos, mesmo após o fracasso da insurreição, chegou a planejar o assassinato do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 9 de dezembro de 2025, em uma sessão marcada pela censura à imprensa e pela violência contra parlamentares, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), protagonizou mais um episódio de sua escalada autoritária. Na calada da noite, e respaldado por uma política clientelista baseada no velho “toma lá, dá cá” entre a extrema direita e o Centrão, colocou em votação o Projeto de Lei nº 2162/2023, conhecido como PL da Dosimetria. O projeto, um ataque direto à independência entre os Poderes ao intervir nas prerrogativas do Judiciário, representa mais uma tentativa vergonhosa de anistiar os golpistas de 8 de janeiro. A proposta, que reduz as penas dos envolvidos nos atos golpistas, foi aprovada por 291 votos favoráveis e 148 contrários. Agora segue para o Senado Federal, onde já encontra ambiente favorável à aprovação, contando inclusive com o apoio do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP).

O SINASEFE, que esteve entre as primeiras entidades nacionais a se posicionar firmemente contra a tentativa de golpe de Estado, reafirma sua posição contrária ao PL da Dosimetria – uma medida que beneficia principalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente condenado, ao possibilitar a redução de sua pena de 27 anos e 3 meses para pouco mais de 2 anos e 4 meses de prisão.

O SINASEFE não aceitará a redução de penas de golpistas e seus cúmplices. A entidade seguirá presente nas redes, nas ruas e no chão da escola, denunciando os parlamentares que compactuam com qualquer forma de perdão àqueles que atentaram contra a democracia, o Estado Democrático de Direito e a soberania nacional.

No dia 14 de dezembro iremos às ruas, em todas as cidades do Brasil, para mostrar que não aceitaremos nenhum perdão para golpistas e que não toleraremos esses ataques de um Congresso que atua como inimigo do povo!

 

Fora Hugo Motta!
Fora Davi Alcolumbre!
Sem anistia para golpistas!

Brasília-DF, 10 de dezembro de 2025
Plantão Semanal da Direção Nacional do SINASEFE

 

 

Confira o documento:

Nota-sobre-o-PL-da-Dosimetriav2
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support