Assembleia conjunta | Confira o resumo do encontro

Via Sinasefe Natal

O SINASEFE Seção Natal e Seção Mossoró realizaram na última quinta-feira (29/06), uma Assembleia Geral conjunta que teve como pauta principal o debate sobre as propostas de reestruturação das carreiras do PCCTAE e do EBTT. Na pauta, também constavam os repasses do GT de Políticas Educacionais e Culturais, do Encontro de Formação Política e da 181ª Plenária do SINASEFE.

A Assembleia foi conduzida pela coordenadora geral da Seção Natal, Nadja Costa, e pela coordenadora geral da Seção Mossoró, Euza Raquel. No encontro, foi incluído e aprovado o ponto de pauta sobre a discussão da revisão dos cursos técnicos integrados.

A professora Euza Raquel iniciou o ponto de pauta sobre os informes falando que a Seção Mossoró já está funcionando na nova sede. Informou também que na próxima semana será realizada uma assembleia específica para iniciar o processo eleitoral do sindicato e outra será marcada em breve para discutir a questão do plano de saúde Hapvida.

A professora Nadja Costa lembrou que o SINASEFE Natal está em pleno processo de eleição para o biênio 2023-2025 e que a votação acontece no dia 05 de julho, de forma presencial (Na Casa Sede do SINASEFE Natal, no Campus Natal-Central e na Reitoria do IFRN) e on-line. Ela reforçou “a importância da participação de todos e todas por meio do voto para que possamos fortalecer o nosso sindicato e apoie os que estão se colocando à disposição para que nossa seção continue viva e ativa”.

O diretor de Formação Política do SINASEFE Natal, Francisco Dias, falou sobre sua preocupação em relação ao que vem ocorrendo no Campus Lajes, onde ele é lotado. De acordo com o diretor, o campus está com déficit de pessoal, tanto de técnicos como de docentes, e também está com o orçamento apertado. Diante desse cenário, o seervidor informou que está sendo feita uma votação no Campus para uma proposta de redução de ofertas de turmas. A unidade tem cinco turmas hoje e a tendência é diminuir. Francisco Dias disse que caso seja reduzida a oferta de cursos, será um perda significativa e que os servidores precisam se articular com outros setores para que as turmas não fechem por falta de orçamento.

O diretor de Comunicação, Fernando Varella, falou sobre a chapa Resiliência em Novos Tempos!, que concorre à eleição para o biênio 2023-2025, à qual ele participa. Ele também informou sobre uma agenda que será encaminhada para a Reitoria do IFRN, encaminhamento da reunião realizada com o reitor no dia 03 de março, para que seja dada continuidade ao diálogo com o sindicato sobre a questão das 30 horas e sobre pontos específicos dos campi.

A professora Euza Raquel fez os repasses sobre a participação das seções Natal e Mossoró no GT de Políticas Educacionais e Culturais (15 e 16/06), no 2º GT Carreira Nacional (14 e 15/06) e na 181ª Plenária do SINASEFE (17 e 18/06), todos em Brasília-DF.

Francisco Dias apresentou as propostas de reestruturação da carreira do PCCTAE que foram discutidas no GT Carreira e o que foi aprovado na Plena.

> Confira abaixo o que foi aprovado na 181ª Plenária para a carreira PCCTAE:

– 13 padrões de vencimento;
– Step constante e linear de 5%;
– Piso de R$ 3.960,00 (três mil novecentos e sessenta reais);
– 8 níveis de capacitação;
– Novos percentuais de titulação.

Francisco de Assis, da Seção Mossoró, também participou das atividades em Brasília e fez um complemento à fala de Francisco Dias, falando sobre a necessidade da discussão em relação à racionalização, a partir da nova estrutura de três níveis de classificação (C, D e E), aprovada na Plena.

Euza Raquel falou sobre as propostas de reestruturação da carreira EBTT debatidas no GT Carreira e apresentou as propostas que foram aprovadas na Plena.

> Confira abaixo o que foi aprovado na 181ª Plenária para a carreira EBTT:

– A proposta de malha, com vencimento básico referência da carreira docente, nível 1 do T-20, com base na recuperação das perdas salariais de 1º de julho de 2010 a 31 de dezembro de 2023;
– Step constante e linear de 5%;
– 13 padrões de vencimento;
– Novos percentuais de titulação;
– A relação salarial proporcional entre o regime de trabalho de 40 horas com 20 horas em 50% do padrão de vencimento correlato do segundo com o primeiro regime de trabalho; e do regime de trabalho de 40 horas, com Dedicação Exclusiva, com o acréscimo de 55% sob o padrão de vencimento correlato no regime de trabalho de 40 horas.

Veja todos os encaminhamentos da 181ª Plenária: https://www.sinasefern.org.br/181a-plena-encaminhamentos-aprovados/

A professora Euza complementou que foi aprovado na Plena que a prioridade do SINASEFE, no momento, é a Revogação do Novo Ensino Médio; a Carreira e a Campanha Salarial 2024.

Após intenso debate, a Assembleia definiu os seguintes encaminhamentos:

– Manter os trabalhos dos GTs;
– Ampliar o debate, em especial a proposta de revisão da carreira docente;
– Discutir e manter as especificidades da carreira docente;
– No GT Nacional e nas bases será necessário ampliar a discussão da carreira EBTT e suas necessidades de revisão;
– Realizar reunião ampliada conjunta dos GTs Natal e Mossoró;
– Entender os espaços dinâmicos e soberanos, mas tem que ser participativo e democrático;
– Compreender as limitações de representatividade e de participação do SINASEFE e que não seja atropelado o processo de debate democrático em função do calendário orçamentário;
– Desvincular a discussão da revisão da carreira PCCTAE;
– Divulgar amplamente a próxima Plenária Nacional do SINASEFE.

Como não foi possível debater todos os pontos da pauta da Assembleia, um novo encontro será marcado.

> Confira a Assembleia na íntegra no nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=vsd2v0ppr9Q

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support