Na última quarta-feira, 04 de fevereiro, ocorreu a Assembleia Geral do SINASEFE Mossoró na Sala de Videoconferência do IFRN – Campus Mossoró.
Na ocasião, foram pautadas o repasse do 37° CONSINASEFE por parte dos delegados eleitos Euza Raquel e Samuel Carvalho, a análise de conjuntura, o indicativo de greve, a eleição de delegados para a 207ª Plena e, por fim, os encaminhamentos.
37º CONSINASEFE
Sobre os repassees do 37º CONSINASEFE, Euza explicou que as discussões no CONSINASEFE envolveram, sobretudo, o indicativo de greve em razão do descumprimento dos Acordos de Greve. Durante o Congresso, Euza indicou que elementos como a RAD (Regulamentação da Atividade Docente) e a jornada de 30h foram trabalhados em GTs e mesas específicas. Além disso, acrescentou que o caráter do evento se deu também para discutir as questões políticas do próprio SINASEFE, das políticas gerais e públicas e as demandas específicas das carreiras.
Ainda, Samuel Carvalho explicou a tese defendida por ele e assinada por outros docentes da instituição, Não ao fracionamento dos 45 dias de férias docentes, e o retorno obtido por parte das demais Seções e da Diretoria Nacional.
O cenário das férias docentes no Campus Mossoró corresponde à realidade de um fracionamento das férias em 3 parcelas de 15 dias cada, distinguindo da realidade nacional e de outros Campi – que garantem outras formas do servidor docente ter suas férias.
Ficou encaminhado que a Instituição não pode obrigar o servidor a fracionar suas férias, ocasião em que o diálogo deve ser proposto ou o acionamento de instrumentos jurídicos. A aprovação da tese se deu sob justificativa de saúde mental dos profissionais, defendendo que os 30 dias sejam garantidos, caso seja do desejo do docente.
Análise de Conjuntura e indicativo de greve
Nas pautas sobre a análise de conjuntura e o indicativo de greve, os servidores participantes da Assembleia discutiram, sobretudo, sobre o cenário político ser ou não favorável para a consolidação de uma greve. Ainda, refletiram sobre as conquistas da Greve de 2024, os termos ainda não cumpridos e as implicações para o serviço público e para o IFRN, sobretudo às vésperas do período eleitoral e da ascensão da extrema direita.
Na sequência, os sindicalizados apontaram a necessidade de pautar as reivindicações de greve, mesmo que não aderindo à greve, em que o Seção articulará atividades de denúncia e formações.
Com 3 abstenções e 1 voto a favor da deflagração de greve, foi votado na Assembleia Geral do SINASEFE Mossoró a não deflagração da greve.
207ª Plena
Em seguida, deu-se a eleição de delegados para a 207ª Plena, em foram eleitos Samuel de Carvalho Lima e Maria Marta de Medeiros como delegados e Euza Raquel de Sousa como suplente de Marta Medeiros.
