A Comissão Nacional Docente do SINASEFE (CND) se reunirá amanhã (02/10), às 19h, para debater a atuação do SINASEFE no Grupo de Trabalho de Atividade Docente. Este Gruto de Trabalho definirá uma minuta para substituição da Portaria nº 750/2024 (que revogou a Portaria nº 983/2020).
A reunião vai acontecer de forma virtual e ampliada, com a presença das coordenadoras de Políticas Educacionais e Culturais do SINASEFE, Andrea Moraes e Artemis Martins, e dos representantes do sindicato nacional no GT Atividade Docente.
Metodologia de contribuição das seções sindicais
Nesta atividade da CND-SINASEFE será definida uma metodologia de como as seções poderão ainda contribuir para os debates acerca da nova minuta. As seções que já realizaram encontros dos seus GT’s e possuem propostas devem encaminhar suas deliberações para o e-mail da DN (dn@sinasefe.org.br) e da CND (cnd@sinasefe.org.br).
“Fundamental ressaltar que as discussões acerca da minuta precisam ser também pautadas pela equiparação ao magistério superior e pela concepção de educação que adotamos, qual seja, aquela que possibilite uma formação ampla, que não considere apenas a sala de aula, mas também, a pesquisa e a extensão. As atividades docentes devem ser orientadas a partir desse tripé e isso precisa ser considerado no GT proposto pelo governo” destaca Rafael Bernardo, coordenador de pessoal docente do SINASEFE.
Histórico
Oriundo da greve de 2024, o Grupo de Trabalho Atividade Docente teve sua reunião de inauguração realizada no dia 20/09, com o próximo encontro marcado para o dia 11/10. De acordo com a portaria que o criou, as reuniões deverão ser quinzenais e o GT deve concluir seus trabalhos em até 60 dias.