Foi publicada hoje, 08/08, no Diário Oficial da União a nomeação do professor Rodrigo Codes para o cargo de Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido para os próximos quatro anos, 2024-2028. A chapa, composta por Rodrigo Codes e Nildo Dias, reitor e vice, respectivamente, ficou em primeira colocação após apuração dos votos.
Tendo vencido as duas últimas eleições (quadriênios 2020-2024 e 2024-2028), a nomeação e posse do docente Rodrigo Codes para reitoria em 2024 é simbólica e comemorada pela comunidade. Em 2020, mesmo tendo arrecadado 37,55% dos votos, não assumiu a gestão no primeiro quadriênio (2020-2024) por intervenção do governo, que nomeou a terceira colocada na lista tríplice.
A posse do reitor eleito pela comunidade acadêmica significa a soberania da universidade e da democracia, e carrega consigo a defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade e de um Serviço Público compromissado com a sociedade.
Vale lembrar que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte também enfrentou uma intervenção em 2020, quando o professor eleito José Arnóbio não foi empossado pelo MEC. Foram mais de 6 meses de articulação do SINASEFE, grêmios, entidades estudantis e sindicais e comunidade escolar no geral até que a posse do reitor eleito José Arnóbio fosse concedida pelo Ministério da Educação.
A Diretoria do Sinasefe Seção Mossoró parabeniza os docentes Rodrigo Codes e Nildo Dias pela nomeação para reitor e vice, e deseja sucesso para os quatros anos de gestão!