A Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) entre Governo Lula e entidades classistas dos servidores federais (bancada sindical – leia mais no final dessa matéria) voltará a se reunir no dia 18 de dezembro, às 14h30min, na sede do DNIT, em Brasília-DF.
Está será a 6ª reunião da Mesa Central desde a assinatura do seu novo protocolo de funcionamento, em 11 de julho. A pauta anunciada pelo Governo é “continuidade dos trabalhos da Mesa – pauta econômica”, gerando a expectativa (criada após a reunião de 16/11) que seja apresentada uma proposta concreta para a recomposição salarial do funcionalismo público, com índice de reajuste para 2024.
As cinco reuniões anteriores da Mesa Central ocorreram em 11 de julho (com a pauta de formação de agenda), em 25 de julho (com a pauta do “revogaço”), em 10 de agosto (com pauta econômica, porém sem apresentação de índice de reajuste), em 29 de agosto (novamente pauta econômica e novamente sem apresentação de índice) e em 16 de novembro (onde foi anunciado que um índice de reajuste seria apresentado em dezembro).
O SINASEFE estará representado na reunião da MNNP de 18/12 e produzirá informe para suas bases ao final da mesa. Fique atento e acompanhe em nosso portal e redes sociais!
Eixos de reivindicação da Campanha Salarial 2024
- Recomposição Salarial das perdas acumuladas a partir de julho de 2010;
- Equiparação entre os benefícios dos servidores e servidoras do Poder Executivo com os dos demais Poderes (Legislativo e Judiciário);
- Reestruturação das carreiras nas Mesas Específicas e Temporárias (com impacto orçamentário) e nas Mesas Setoriais (sem impacto orçamentário);
- Revogaço (revogação de todas as Medidas Provisórias, Portarias e Decretos que atacam os servidores e os serviços públicos).
Bancada Sindical
A Bancada Sindical da Mesa Nacional de Negociação Permanente é composta por:
- Fonasefe – Fórum do qual o SINASEFE faz parte
- Fonacate
- CSB
- CSP-Conlutas
- CTB
- CUT
- Força Sindical
- Intersindical (Central da Classe Trabalhadora)
- Intersindical (Instrumento de Luta da Classe Trabalhadora)
- NCST
- Pública
- UGT