Nota em defesa do currículo integrado e do processo democrático no IFRN

O SINASEFE RN (Seção Natal e Mossoró) luta permanentemente por uma sociedade e educação democráticas e inclusivas para os filhos e filhas da classe trabalhadora do país. Somos contra a reforma do ensino médio e a favor da qualidade social da oferta educacional do IFRN, com foco na formação integral dos estudantes, tendo o trabalho, a ciência, cultura e a tecnologia como princípios fundantes. O SINASEFE historicamente, defende o ensino médio integrado, que busca articular teoria e prática (práxis), integrando conhecimentos de diferentes áreas do currículo em projetos e atividades que reflitam a realidade e as demandas do mundo do trabalho. Esses princípios estão em consonância com o projeto político-pedagógico (PPP) do IFRN e aliados aos referenciais de formação omnilateral para a cidadania, práticas democráticas, participativas e de construção coletiva.

Nessa perspectiva, o IFRN tem história respeitada na construção destes pilares democráticos por meio de instâncias participativas que proporcionam o amplo debate com todos os segmentos da comunidade “ifrniana”, quais sejam, reuniões pedagógicas, comissões representativas dos segmentos de estudantes e servidores, colegiados consultivos e conselhos deliberativos. Em processos de revisões curriculares, temos um legado de filiação aos princípios do PPP institucional, tecido nas participações, no respeito às comissões constituídas e demais espaços coletivos, conforme estabelece o projeto coletivo em vigência. Portanto, queremos respeito às instâncias democráticas e aos processos participativos estabelecidos.

Dito isto, não aceitamos que o colégio de dirigentes paute as diretrizes pedagógicas da revisão do Ensino Médio Integrado em nome das ameaças do financiamento curto ou da matriz orçamentária do CONIF, reduzindo a oferta de quatro para três anos. Lógica que materializa a concepção neoliberal na educação federal, consolida a contrarreforma do ensino médio na rede, impõe um currículo pobre, esvaziado de bases científicas e distanciado da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Tal cenário não está descolado da Portaria 983/2020, aquela que impõe o aumento da carga horária docente, configurando-se a nefasta lógica neoliberal de se” fazer mais com menos”.  Nos manteremos nessa defesa e Seremos Resistência na preservação da qualidade da oferta do currículo integrado e demais ofertas institucionais. Sobretudo, queremos a discussão nacional de recomposição do financiamento da educação na rede federal, a fim de preservar o que temos e direcionar um salto de qualidade rumo à educação pública, gratuita, laica e de qualidade social.

O SINASEFE, nas suas Seções Natal e Mossoró, apoiam a decisão do professor Dante Henrique Moura, ex-pró-reitor de ensino, por compreender que a educação de qualidade ofertada no IFRN não pode se resumir à visão pragmática e reducionista de um currículo pautado nos ditames neoliberais. Em nome das bandeiras de luta do SINASEFE local e nacional apoiamos a postura do professor Dante Moura, nos solidarizamos com as razões expostas e lamentamos a imensurável perda e possíveis lacunas na defesa de tais princípios, no âmbito da gestão deste processo.

Para ampliar o debate e expandir compreensões do processo, convidamos a comunidade a constituir espaços de discussões em reuniões coletivas nas duas sedes, ainda durante esta semana (dias e horários a combinar).

Diretoria Executiva do SINASEFE Seção Natal e Mossoró

REGIF – Rede de Grêmios do IFRN 

FENET- Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico

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