O SINASEFE declara seu total e irrestrito apoio à luta por uma jornada de trabalho justa e equilibrada, que assegure às trabalhadoras e aos trabalhadores deste país qualidade de vida, saúde mental, convivência familiar e acesso à educação formal e informal.
As diversas jornadas de trabalho aplicadas no Brasil evidenciam a desigualdade social que assola nossa sociedade. Com a intensificação da exploração neoliberal, essa realidade adoece trabalhadoras e trabalhadores, destrói laços familiares e compromete vidas, comunidades e o meio ambiente.
A escala 6×1 carrega marcas de gênero, raça e classe, afetando especialmente as trabalhadoras do comércio e dos serviços – setores com as condições mais precárias e as remunerações mais baixas, majoritariamente ocupados por mulheres negras e periféricas. Essas mulheres, ainda sobrecarregadas com o trabalho doméstico e de cuidado familiar, são privadas de descanso, lazer, educação e autocuidado.
Nós, que sempre estivemos na luta por melhores condições de trabalho na Educação Pública Federal, nos somamos agora a esta causa pela adoção de uma escala 4×3, com redução da jornada de trabalho sem redução de salários, para que todas e todos possam ter Vida Além do Trabalho!
Nesse dia 15 de novembro vamos ocupar as ruas no país exigindo o fim da escala 6×1! Participe das atividades na sua cidade, vamos à luta!
Trabalhar todos(as), trabalhar menos e produzir o necessário: essa é a nossa luta!
SINASEFE na luta sempre!
*Nota emitida pela Direção Nacional do SINASEFE