O Novembro Negro vem fazendo, cada vez mais, parte da agenda nacional e deve ser compreendido enquanto um marco temporal, tendo o dia da Consciência Negra como seu epicentro, pois tal dia é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1695.
No IFRN Mossoró o Novembro Negro levou aos estudantes e servidores uma série de debates que contribuíram para a consciência sobre a necessidade da luta antirracista, além de promover a visibilidade para artistas, pesquisadores/as, acadêmicas, e personalidades negras do Brasil e do mundo.
“O Novembro Negro 2022 do IFRN Campus Mossoró teve como tema “10 anos da Lei de Cotas e a luta por uma educação antirracista” a partir de uma parceria entre o Núcleo de Artes – Nuarte Mossoró e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas”, explica a professora Euza Raquel, que é coordenadora Geral do Sinasefe Mossoró e uma das organizadoras do Novembro Negro.
Essa edição Novembro Negro foi realizada pelo Núcleo de Artes (Nuarte) com o apoio do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFRN Campus Mossoró (Neabi) e do Sinasefe Mossoró.
Confira o que rolou durante o Novembro Negro do IFRN Mossoró
Oficina de Abayomi – Tendo como ministrante Rafaela Araujo, foi realizada uma oficina a partir de uma cultura milenar recriada no Brasil temos a produção das abayomi. A palavra abayomi tem origem iorubá – meu precioso/ meu presente: na produção brasileira é uma boneca negra, que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso ).
Festival de Cinema Africano no IFRN – Mostra de Curta africano – NUAV/Mo
O Núcleo de Áudio Visual promoveu uma mostra de cinema africano com a curadoria do professor Daniel Valentim. Foi exibido o curta Sur la dune de la solitude, do cineasta marfinense Timite Bassori.
Pequena Mostra da Musica Negra Brasileira em Disco de Vinil
O Coordenador Geral do Sindicato José Amaral apresentou a Amostra de música brasileira negra em vinil.
O som do vinil e as capas chamaram a atenção de alunos, alunas, servidores e servidoras do IFRN Mossoró e foi realizado um importante debate sobre o arte negra na música brasileira.
Atividades de extensão – Visita a Escola Estadual Dix-Sept Rosado no Dia da Consciência Negra
I Seminário de linguagem, Educação e Antirracismo – Participação na abertura do Seminário maravilhoso do Coletivo Negras.
Coordenadora-Geral do Sinasefe Mossoró, Euza Raquel, participou do II Seminário Vidas Negras. Na oportunidade ela recebeu o Troféu Vidas Negras na Câmara Municipal de Mossoró
A Diretora participou da Cerimônia de Instituição da Diretoria de Relações Étnico- Raciais da UERN.