Novembro negro promoveu importantes debates sobre consciência negra no IFRN Mossoró

O Novembro Negro vem fazendo, cada vez mais, parte da agenda nacional e deve ser compreendido enquanto um marco temporal, tendo o dia da Consciência Negra como seu epicentro, pois tal dia é uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 20 de novembro de 1695.

No IFRN Mossoró o Novembro Negro levou aos estudantes e servidores uma série de debates que contribuíram para a consciência sobre a necessidade da luta antirracista, além de promover a visibilidade para artistas, pesquisadores/as, acadêmicas, e personalidades negras do Brasil e do mundo.

“O Novembro Negro 2022 do IFRN Campus Mossoró teve como tema “10 anos da Lei de Cotas e a luta por uma educação antirracista” a partir de uma parceria entre o Núcleo de Artes – Nuarte Mossoró e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas”, explica a professora Euza Raquel, que é coordenadora Geral do Sinasefe Mossoró e uma das organizadoras do Novembro Negro.

Essa edição Novembro Negro foi realizada pelo Núcleo de Artes (Nuarte) com o apoio do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas do IFRN Campus Mossoró (Neabi) e do Sinasefe Mossoró.

Confira o que rolou durante o Novembro Negro do IFRN Mossoró

Oficina de Abayomi – Tendo como ministrante Rafaela Araujo, foi realizada uma oficina a partir de uma cultura milenar recriada no Brasil temos a produção das abayomi. A palavra  abayomi tem origem iorubá – meu precioso/ meu presente: na produção brasileira é uma boneca negra, que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso ).

 

Festival de Cinema Africano no IFRN – Mostra de Curta africano – NUAV/Mo 

O Núcleo de Áudio Visual promoveu uma mostra de cinema africano com a curadoria do professor Daniel Valentim. Foi exibido o curta Sur la dune de la solitude, do cineasta marfinense Timite Bassori. 

Pequena Mostra da Musica Negra Brasileira em Disco de Vinil

O Coordenador Geral do Sindicato José Amaral  apresentou a Amostra de música brasileira negra em vinil. 
O som do vinil e as capas chamaram a atenção de alunos, alunas, servidores e servidoras do IFRN Mossoró e foi realizado um importante debate sobre o arte negra na música brasileira.

Atividades de extensão – Visita a Escola Estadual Dix-Sept Rosado no Dia da Consciência Negra

I Seminário de linguagem, Educação e Antirracismo – Participação na abertura do Seminário maravilhoso do Coletivo Negras.

Coordenadora-Geral do Sinasefe Mossoró, Euza Raquel,  participou do II Seminário Vidas Negras. Na oportunidade ela recebeu o Troféu Vidas Negras na Câmara Municipal de Mossoró

A Diretora participou da Cerimônia de Instituição da Diretoria de Relações Étnico- Raciais da UERN. 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support