Comemoramos hoje (08/03) o Dia Internacional da Mulher, e o SINASEFE Mossoró celebra a resistência das mulheridades ao longo da história,
O SINASEFE Mossoró celebra o Dia Internacional da Mulher enaltecendo as mulheres que compõem a Seção e constroem a luta por um espaço laboral e acadêmico diverso, seguro e justo. Lutamos para que cada uma tenha acesso aos direitos básicos nas diferentes esferas do trabalho.
O discurso sobre igualdade de condições e acesso a espaços dentro do serviço público tem sido predominante, mas vale ressaltar as duplas e triplas jornadas de trabalho a que as servidoras federais, assim como quaisquer outras mulheres trabalhadoras, são submetidas dificultam a formação continuada que garante acesso às funções e cargos de gestão. Em um ambiente profunda e historicamente masculino e machista, a falta de formação fecha portas, o que por sua vez impede que grande parte das servidoras tenham oportunidade de adquirir experiência na gestão, alimentando um círculo vicioso onde mulheres têm poucas oportunidades de contribuir para o desenvolvimento de políticas educacionais e administrativas em seus ambientes de trabalho. Soma-se a isso uma realidade de assédio moral e, muitas vezes, sexual a que nós, servidoras federais, estamos diariamente submetidas e constrói-se a realidade de adoecimento e desvalorização das mulheres em nossa Rede.
Dessa forma, o nosso horizonte de lutas aponta para a importância de exigirmos a socialização do trabalho doméstico, a urgência do Estado em arcar com políticas sociais para geração de emprego e renda, além de equipamentos públicos, como creches e restaurantes populares. Ainda nos mostra a urgência de revogação da reforma trabalhista e combate à precarização do trabalho, com o fim da escala 6×1 e a revisão das tabelas de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5.000,00.
A violência de gênero se manifesta de diversas formas e materializa um discurso de ódio que persegue, violenta e mata inúmeras vidas no Brasil. O combate ao machismo e ao patriarcado se faz todos os dias, e as entidades sindicais devem constituir a frente de resistência a essas e outras opressões. As mulheridades importam e devem ser protegidas, valorizadas e amparadas.
Neste dia, o SINASEFE Mossoró enfatiza seu compromisso com a luta para a defesa e valorização da vida a partir das mulheridades, cobrando a efetivação de seus direitos à cidadania, à formação acadêmica e à ascensão profissional. Enquanto Seção Sindical, a entidade reivindica um espaço de lutas e de valorização de diferentes saberes e conhecimentos, a partir da afirmação das diferenças e não da perpetuação de violências.
“Não sou livre enquanto alguma mulher não o for, mesmo quando as correntes dela forem muito diferentes das minhas.” – Audre Lorde