PL 5230/23 recebeu 79 emendas: veja análise com indicação de rejeição ou acatamento

Projeto de Lei nº 5.230/2023, que altera o Ensino Médio, via Lei de Diretrizes e Bases (LDB), recebeu 79 emendas na Câmara dos Deputados. Entidades da educação e especialistas, inclusive do SINASEFE, elaboraram uma análise destas emendas, destacando quais devem ser rejeitadas e quais devem ser acatadas.

Diante da tramitação do PL em regime de urgência, a luta se intensifica, inclusive na disputa destas emendas. Tendo como relator o deputado Mendonça Filho (União-PE), que ocupava o cargo de ministro da Educação durante na aprovação do “Novo Ensino Médio”, o PL pode ser votado já na próxima semana.

Dispositivos problemáticos

“A análise que segue tem por finalidade contribuir com a apreciação do PL considerando a necessidade de revogar dispositivos da Lei nº 13.415/2017 que se mostraram altamente problemáticos em termos da
implementação da política curricular para o Ensino Médio e da garantia do direito à educação, o que suscitou ampla mobilização social nos últimos anos pela revogação do chamado “Novo Ensino Médio” (NEM)”
 destacam os(as) autores(as) da análise.

Mitigar desigualdades

Os(as) autores(as) do material, além de indicar a rejeição ou acatamento das emendas, apontam indicativos para elaboração de um projeto de lei substitutivo, que busque mitigar desigualdades educacionais e garantir o direito à educação de qualidade para toda a juventude brasileira.

Indicativos

A partir das análises, os(as) autores(as) chegaram a uma lista de indicativos com vistas à elaboração de projeto de lei substitutivo para a apreciação pela Câmara dos Deputados:

  • Destinação de, no mínimo, 2.400 horas para a formação geral básica, independentemente da forma de organização da parte diversificada e se esta se destina à formação científica básica ou à formação técnica profissional, com vistas a assegurar a equidade de acesso aos conhecimentos escolares e uma formação científica, cultural, artística e humanística comum a todos(as) os(as) estudantes;
  • Determinação da obrigatoriedade legal para o conjunto dos 13 componentes curriculares da formação geral básica, com garantia de oferta em todos os anos do ensino médio, com vistas a enfrentar a histórica hierarquização das ciências de referência e das artes;
  • Determinação de que a parte diversificada dos currículos esteja a critério dos sistemas estaduais de ensino, assegurando flexibilidade e atendimento a demandas dos contextos locais, o que implica a supressão da regulação nacional de “percursos de aprofundamento” e afins;
  • Supressão da proposta de possibilidade de notório saber para a docência, considerando uma formação científica, cultural, artística, humanística e técnica qualificada demanda profissionais devidamente habilitados(as);
  • Supressão da possibilidade de que parte da carga horária do ensino médio seja cursada na modalidade a distância, tendo em vista a garantia de igualdade e equidade na forma de oferta;
  • Supressão da proposição de que a Formação Técnica e Profissional de 1.200 horas letivas ou mais, relativa a cursos de habilitação profissional, ocorra de forma prioritária no ensino médio com jornada ampliada (tempo integral), pois isso pode constituir mecanismo de segmentação, seletividade e exclusão educacional ao favorecer aqueles(as) que apenas estudam e excluir os(as) jovens que estudam e trabalham;
  • Supressão da possibilidade de oferta de cursos de qualificação ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), cursos de curta duração que não asseguram habilitação profissional e caracterizam uma forma precarizada de formação para o trabalho no contexto da educação básica.

Quadro de análise

O quadro detalha as 79 emendas apresentadas ao PL nº 5.230/2023, analisando cada uma delas e
indicando posicionamento favorável ou contrário, partindo do pressuposto que a política para o Ensino Médio deve mitigar desigualdades educacionais e garantir o direito à educação de qualidade para toda a juventude brasileira.

Veja abaixo o quadro completo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support