Portaria 983/2020 foi revogada!

As reinvidicações da greve de 2024 continuam a ser atendidas e a mais recente foi a revogação da Portaria n° 983/2020, elaborada em 2020 pelo governo Bolsonaro e que cerceava a atividade docente. A revogação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro da Educação Camilo Santana.

Com a revogação da Portaria 983/20, reestabelece as condições para que docentes da carreira de EBTT possam realizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada.

Lembrar que a Portaria 983/20 determinava critérios específicos de carga horária a ser cumprida pelos docentes em atividades exclusivas de ensino, estabelecendo a obrigatoriedade de registro de ponto eletrônico a essas atividades, além de ampliar a carga horária mínima semanal dos professoras/es no âmbito da Rede Federal.

No lugar do regramento da Portaria 983/2020, entrará em vigência, de modo transitório pelo prazo de 60 dias, a Portaria 750/2024 – em breve, a Comissão Nacional Docente (CND) do SINASEFE Nacional divulgará posicionamento sobre o novo texto.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support