Reunião entre Sinasefe e Reitoria debateu situação da jornada de trabalho dos TAE’s. Confira os encaminhamentos 

 A base do Sinasefe Mossoró participou na tarde de hoje (18) de uma reunião com o Reitor do IFRN, Arnóbio Araújo e com a equipe da Diretoria de Gestão de Pessoas da instituição. O  encontro teve como objetivo debater a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativo em educação (TAE’s)

O Diretor do Sinasefe Mossoró,  Allison Araújo, conduziu a atividade. Ele deu início à reunião apresentando as principais demandas elencadas pelos TAES do IFRN – Mossoró.

Segundo ele, as principais reivindicações se referem à valorização salarial da categoria; concurso público para reposição de servidores e servidoras; aumento no número de bolsistas e, principalmente,  redução da jornada de trabalho para 6h, modelo que vem sendo adotado em muitas instituições de ensino público no Brasil.

 “Essas questões nos colocam em uma situação muito complicada. Vemos colegas apontando total falta de perspectiva na carreira, desmotivação institucional e até mesmo adoecimento. Flexibilizar e garantir melhores condições de trabalho é um investimento nos servidores e servidoras e também no serviço público em si”, avaliou Allison.

O assessor jurídico do Sinasefe Mossoró, Raul Santos, elencou elementos concretos que mostram que há possibilidade, dentro da esfera legal, para a implantação do regime das 6h no IFRN e que a Reitoria tem autonomia para regulamentar o modelo localmente. Os dados apresentados por Raul serão repassados à equipe jurídica da reitoria, para avaliação conjunta.

Na sequência, servidores e servidoras do Campus de Mossoró e Natal realizaram falas apresentando sua realidade nos locais de trabalho, reiterando como a flexibilização e as 6h, além de melhoria nas condições laborais é positiva para a categoria e para o IFRN.

 A Equipe da Diretoria da Gestão de Pessoas do IFRN apontou que há abertura para a realização das mudanças propostas, em especial no que se refere ao regime das 6h. As gestoras destacaram que a instituição necessita de estudo, com embasamento legal, que mostre caminhos para executar a flexibilização da jornada de trabalho com segurança jurídica.

O Reitor do IFRN, Arnóbio Araújo, mostrou sensibilidade à pauta apresentada pela categoria. Ele reforçou que quer seguir discutindo com as categorias até encontrar uma saída para as reivindicações apresentadas.  

Por fim, foi aprovado o encaminhamento de formação de uma comissão, com participação de representantes da Reitoria e das entidades de classe, para debater in loco a situação da flexibilização da jornada de trabalho no IFRN. O Sinasefe Mossoró vai reunir sua base para escolher e indicar os/as representantes para a comissão.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support