Revogação total já! Sindicato reafirma rechaço ao NEM em audiência com a Setec/MEC

Durante audiência com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), na última quinta-feira (18/05), o sindicato reforçou sua defesa pela revogação total e imediata do ‘Novo’ Ensino Médio (NEM). Na ocasião, o SINASEFE reafirmou, tanto verbal quanto documentalmente, seu rechaço ao formato excludente implementado, de forma autoritária, pela Lei nº 13.415/17.

Para o SINASEEFE, o NEM é uma contrarreforma, devido ao seu caráter retrógrado e sua forma autoritária de implantação. Dessa forma, a atual consulta pública em curso no MEC, não pode se limitar a alterações de regulamentações sem revogar a Medida Provisória nº 746/2016, transformada na Lei nº 13.415/2017, medidas filosoficamente e pedagogicamente irremediáveis.

“Consideramos que a referência para a etapa final da educação básica deve ser a experiência desenvolvida na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT) e que é base para a proposta pedagógica do Ensino Médio Integrado (EMI). O EMI é a busca de uma formação integral no ensino médio brasileiro e não se refere apenas aos cursos que habilitam para uma formação técnica” destaca o sindicato nacional.

Pautando a atual consulta pública em curso no MEC, o SINASEFE, também destaca incoerências como a exclusão da Rede Federal de eventos relativos ao tema. “Quanto à Consulta em curso, parece-nos incoerente que a Rede Federal de EPCT tenha ficado excluída dos webinários propostos, sem falar nos limites do formulário para contribuições. Nesse sentido defendemos a retomada de fóruns democráticos e participativos para a construção de políticas públicas para a educação brasileira, como as CONAEs” ressalta o sindicato.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support