Salários corroídos: Fonasefe pedirá 26,94% de recomposição emergencial e reajuste de benefícios

Reunido na última sexta-feira (03/02) o Fonasefe definiu uma proposta de metodologia de negociações a ser apresentada ao governo amanhã (07/02). O fórum defende a instalação de duas mesas de negociação: uma geral e uma específica. A mesa geral terá inicialmente cinco tarefas: tratar da recomposição emergencial (26,94%), do reajuste nos benefícios, do ‘revogaço’ de medidas bolsonaristas que atingem o conjunto de servidoras(es) públicas(os), pautar a Campanha Salarial 2024 (com o debate da reposição salarial desde 2010) e, ainda, debater o ganho real de salário – de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB).

Representatividade

Ainda na proposta aprovada pelo Fonasefe nesta reunião, está prevista a garantia da paridade de gênero e participação de negros e LTBQI+ na representação que falará com o governo na solenidade de instalação da Mesa de Negociações. A participação de dois representantes de cada entidade do Fórum (atualmente participam mais de 20) no espaço de negociação também está prevista na metodologia. O SINASEFE é uma das entidades que integra o Fonasefe e estará representado na solenidade.

Negociação imediata

O coordenador geral do SINASEFE, David Lobão, destaca a importância do início imediato do processo negocial logo após a solenidade de instalação. “Estamos muito felizes com a retomada do diálogo, sem dúvidas. Mas além de festejar queremos negociar efetivamente, levando em conta que servidores e servidoras estão há mais de seis anos sem reajuste e os salários extremamente corroídos” destaca o coordenador plantonista.

Solenidade

A solenidade de reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente será realizada com dirigentes do MGI, do Ministério do Planejamento e Orçamento, do Ministério da Fazenda, do Ministério do Trabalho, do Ministério da Previdência Social, do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Saúde, além do ministro-chefe da Casa Civil (Rui Costa) e do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República (Márcio Macêdo). Cerca de 80 entidades representativas dos servidores federais são esperadas para o evento de abertura da mesa. Leia mais aqui.

Baixe aqui o relatório (formato PDF, 1 página)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support