Amanhã, 7 de setembro, a partir das 7h, movimentos sociais, sindicatos, entidades de classe e militantes políticos se reúnem na edição 2023 do Grito dos Excluídos e Excluídas. Em Mossoró a concentração será em frente ao Ginásio Pedro Ciarlini, de onde o Grito partirá uma coluna para o tradicional desfile da independência. O Sinasefe Mossoró estará representado pelas coordenadoras Euza Raquel e Fran Torres e convida toda a categoria a participar da mobilização.
Sobre o Grito – Com a pergunta: “Você tem fome e sede de quê? ”, que é o lema desse ano, o Grito dos Excluídos e Excluídas convida todas e todos à reflexão e ação em busca de alternativas para os enormes problemas que o povo enfrenta com a questão da fome e da água.
O lema anual do Grito é debatido e definido a partir das sugestões de uma rede de articuladores e articuladores de todo o Brasil e sempre dialoga com o tema da CF – Campanha da Fraternidade, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), com a conjuntura política, social e econômica do país e com a luta dos movimentos populares e sociais.
Nos seus 29 anos de história, o Grito dos Excluídos e Excluídas tem por objetivo valorizar a vida e anunciar a esperança de um mundo melhor, por isso seu tema permanente é “Vida em Primeiro Lugar!”. Frei Zeca, articulador em Poconé, Mato Grosso, ressalta a importância do Grito “por incentivar ações que fortaleçam e mobilizem as pessoas, nos mais longínquos locais do Brasil, na luta por seus direitos, na denúncia das injustiças e violências, causadas pelo sistema neoliberal que exclui, degrada e mata”.
No dia 7 de setembro, acontece em todo Brasil atos públicos, caminhadas e mobilizações populares, como forma de chamar atenção para as transformações que o país precisa para ser de fato independente e garantir vida digna para todas as pessoas, com justiça social, acesso a direitos fundamentais, equilíbrio econômico e desenvolvimento da ciência e tecnologia.
Pré-grito – Ao lado de diversos representantes de movimentos sociais da cidade, o Sinasefe Seção Mossoró e Oeste Potiguar participou, na manhã de hoje (6) de um pré-grito dos excluídos e excluídas no IFRN Mossoró. A atividade foi um chamamento preparatório para o Grito dos Excluídos e Excluídas amanhã. Confira as fotos do pré-grito