SINASEFE Mossoró é colaborador do Novembro Negro no IFRN Mossoró

Sob a temática “Ciência e Ancestralidade: Aprendendo o Passado e Moldando o Futuro”, o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) do IFRN – Campus Mossoró organizou uma semana repleta de programações em alusão ao Novembro Negro, de 18 a 22 de novembro.

Colaboradores

A realização do evento se dá por conta do NEABI, do IFRN Campus Mossoró, da FUNCERN (Fundação de Apoio ao IFRN), dos projeto Afrocientista e Sankofa, do NUAV (Núcleo de Audiovisual), da IFSOL e do SINASEFE Seção Sindical Mossoró.

 

O NEABI encabeça a semana temática com objetivo de construir um espaço para reflexão sobre como os saberes ancestrais, invisibilizados, continuam a moldar nosso presente e a construir um futuro mais justo e antirracista. O núcleo propõe dar visibilidade à luta que atravessa gerações por uma sociedade menos antirracista, antissexista e anticlassista, trazendo atividades que dialogam ciência, memória, arte e luta.

 

Programação

A abertura da semana se deu com a atriz Tony Silva, e a participação da vereadora e sindicalista Marleide Cunha, responsável pela criação do Seminário Vidas Negras na Câmara Municipal de Mossoró – que se propõe a reconhecer a luta pela valorização e em defesa do povo negro mossoroense – e que dialogou sobre a legislação voltada para as lutas do povo negro, como a lei do dia da consciência negra em Mossoró, a lei referente ao dia de Tereza de Benguela e também de reserva de cotas raciais para os concursos municipais.

Além dessas, o Grupo de pesquisa e extensão em História da UERN, Procurando Rafael, também esteve presente na mesa de abertura, dialogando sobre o passado de lutas, conquistas e invisibilidades de Mossoró, a partir de suas atividades de investigação e divulgação científica do feitos da negritude no processo de libertação de escravizados no município.

O Diretor Geral Hélio Henrique Pinheiro também participou da abertura, em que foi assertivo sobre a importância de realizá-lo no Campus, “a tendência é encorpá-lo cada vez mais na instituição, um evento que merece toda a nossa atenção“.

Ainda durante a tarde, a programação contou com a realização da Feira Agroecológica da IFSOL e do bazar PassoComPasso.

 

Já na terça-feira (19), a manhã foi marcada com uma batalha de rimas com a presença do Batalha do Sol, onde foi dialogado sobre a cultura do hip hop, do slam e das batalhas na prática. A batalha de rimas foi seguida pelas falas da vereadora eleita Plúvia Oliveira sobre a resistência do movimento negro em Mossoró e suas articulações no presente e perspectivas no futuro.

A temática de Ciência e Ancestralidade foram propostas pela presença do projeto Procurando Rafael com a importância de visibilizar Rafael Mossoroense da Glória e outros protagonistas negros do processo histórico que envolve o 30 de Setembro em Mossoró.

 

 

Já na quinta-feira (21), a manhã de atividades se deu na escola Escola Municipal Lavoisier Maia, com a exposição de trabalhos desenvolvidos pela escola com danças, poesias, desenhos, máscaras e músicas em comemoração ao Novembro Negro. A professora Euza Raquel e o NEABI foram convidados para participar deste momento de trocas e aprendizagens.

Durante a tarde, o clube do livro desenvolveu atividades de leitura e oficinas com os jovens da Escola Municipal São Romão. Ainda, foi organizada a exposição “Nasci Quilombo e Cresci Favela” e a apresentação artística da educadora popular Luiza, do projeto Baobá da UFERSA e do Afrochita, no Centro de Convivência do IFRN Campus Mossoró, seguida da oficina de Abayomi com os estudantes.

 

 

Após a exposição, ocorreu a roda de conversa “21 anos do dia da Consciência Negra” com a professora Ady Canário na Especialização em Educação e Contemporaneidade.

Já no último dia de atividades (22), o NEABI realizou uma visita a Escola Estadual Gov. Dix – Sept Rosado para apreciar as apresentações organizadas pelos estudantes e educadores da escola, em uma ação em alusão ao Novembro Negro.

A coordenadora geral Euza Raquel enfatiza a importância da participação do SINASEFE Mossoró no desenvolvimento deste tipo de atividade:

“Ao se envolver com esta data, o sindicato vem fortalecer seu compromisso com a promoção da igualdade racial e a conscientização sobre as questões sociais que afetam a comunidade negra. A iniciativa fortalece o papel do SINASEFE na luta antirracista, que é tão necessária para a construção de um espaço educacional na Rede Federal Tecnológica que seja mais inclusivo, diverso e comprometido com os direitos humanos e a justiça social.”

Mais atividades e registros podem ser conferidos no perfil do Instagram do NEABI (@neabi.mo).

O passado é força. O presente é resistência. O futuro é negro. 

Filie-se já: sindicato forte se faz com todas e todos!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support