Nesta segunda e terça-feira (09 e 10/09), as entidades SINASEFE Seção Mossoró, representativa dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, e o Grêmio Estudantil Valdemar dos Pássaros (GEVP), representativa dos estudantes secundaristas do Campus, promoveram dois debates, nos turnos vespertino e noturno, entre os candidatos para Direção Geral do Campus Mossoró.
Conforme as Normas Eleitorais estabelecidas pela Resolução 47/2024 – CONSUP/IFRN, as entidades solicitaram o debate e a Comissão Eleitoral Local mediou a escolha dos dias e horários, determinando para realização da atividade a segunda-feira (09/09), das 14h10 às 16h10, e a terça-feira (10/09), das 20h10 às 22h10. Ambos os turnos com horário reduzido para apreciação da comunidade acadêmica ao debate.
Em ambos os dias, o espaço foi organizado no Centro de Convivência do Campus e a mediação se deu com o jornalista Bruno Barreto, que iniciou o momento com a apresentação das regras eleitorais e do roteiro que norteou o debate: dividido em três momentos, para perguntas entre os candidatos; perguntas da plateia e considerações finais.
Para viabilizar o acesso ao debate para mais indivíduos da comunidade escolar, a Seção Mossoró contratou intérpretes de LIBRAS e realizou live para transmissão do debate nos dois turnos, de modo a democratizar esse espaço de discussão de propostas e perguntas.
A discente Yasmim Nicole, do terceiro ano do Integrado em Eletrotécnica e atual presidente do GEVP, discorreu um pouco sobre a improtância do debate para a categoria discente, “um dos principais papéis do grêmio estudantil, como entidade que representa os estudantes, é promover espaços de diálogo aberto, onde possamos colocar em evidência nossas reivindicações e demandas”.
Ao final do debate à noite, os candidatos foram questionados pelo SINASEFE Seção Mossoró acerca de como veem a realização desse tipo de atividade no Campus.
O professor Fábio Ricardo afirmou que o foco do debate está na instituição, “para que ela avance, para que aquilo que foi posto seja ouvido, uma vez que independentemente do resultado, a instituição precisa da colaboração de todos para sua melhoria”.
Em consonância, o professor Hélio Henrique declarou que avalia como muito importante esse momento, “porque temos a oportunidade de expor as ideias, de ver os olhares de todas as pessoas, dos mais diversos segmentos” e que “o debate de ideias é para uma causa nobre, que é a melhoria da instituição, além possibilitar levar nossas ideias”.
Por sua vez, o professor e tesoureiro da Seção, José Amaral, comentou que “o espaço de debate entre candidatos é para que se possa promover a reflexão sobre cada plano de propostas, analisando as melhores propostas e fazendo seu comparativo, para assim fortalecer a democracia em nosso Campus”.
As eleições para dirigentes da Reitoria e da Direção Geral dos Campi começaram às 08h e estarão disponíveis até às 21h do dia de hoje, quarta-feira (11/09).
O SINASEFE Mossoró ressalta a importância de toda a comunidade acadêmica participar desse processo e exercer seu direito ao voto, para assim fortalecer a democracia, o IFRN e a educação pública!