Na última sexta-feira, 21, a Câmara Municipal de Mossoró acolheu uma Audiência Pública significativa, intitulada “Pela vida das mulheres e pelo bem viver”, que abordou a criação da Política Municipal do Cuidado para Mulheres, proposta pela vereadora Plúvia Oliveira (PT). O evento contou com a participação de diversas lideranças políticas e sociais, além de representantes da sociedade civil, ressaltando a importância do tema.
Neneide Lima, presidente da Unicafes RN, fez a abertura do evento, destacando a necessidade de dar visibilidade às mulheres, especialmente aquelas que atuam como produtoras e trabalhadoras rurais. Ela enfatizou que a Câmara é um espaço para a criação de políticas públicas que podem e devem impactar áreas como educação e transporte.
A vereadora Plúvia Oliveira ressaltou a importância da presença feminina na política, afirmando que isso pode levar a transformações significativas e fortalecer as políticas públicas voltadas para as mulheres em Mossoró. A vereadora Marleide (PT) também fez um pronunciamento sobre o papel das mulheres na política e na sociedade, destacando que a atuação feminina em setores como educação e saúde é essencial para a transformação social.
Vânia Furtado, advogada e representante da Comissão da Mulher OAB/Mossoró, abordou a luta contra a violência de gênero, defendendo um atendimento mais acolhedor nas Delegacias da Mulher e a necessidade de um serviço de apoio gratuito para as vítimas. Ela mencionou sua iniciativa de implementar um serviço de assessoria jurídica gratuita para ajudar as mulheres a compreenderem seus direitos e as medidas protetivas disponíveis.
O evento contou também com a participação da deputada estadual Isolda Dantas (PT) e da vereadora natalense Brisa Bracchi (PT). A atividade representou um passo importante para promover a discussão e a implementação de políticas que visem o cuidado e a proteção das mulheres em Mossoró, que focou na discussão de política de gênero e em especial sobre a política nacional do cuidado e pela divisão do trabalho do cuidado a partir das perspectiva feminista.
A coordenadora geral Euza Raquel esteve presente representando a Seção no evento, à convite do mandato, e relatou a importância da participação na câmara e na discussão sobre gênero e trabalho na sociedade:
“Como sindicato, sabemos que lutar por educação pública de qualidade também é lutar pelas condições de vida das mulheres que educam, cuidam, trabalham e resistem todos os dias. Daí, a importância de estarmos presente a convite da vereadora Pluvia Oliveira nessa audiência que enfatiza a necessidade da divisão do trabalho do cuidado e de combate as violências de gênero que as mulheridades e pessoas com útero ainda sofrem quando se trata de políticas públicas para as mulhere. Nossa presença aqui é política: estamos e seguiremos na luta por um projeto de país onde o cuidado com a vida seja coletivo, e não mais uma. Entoamos também que seguiremos em marcha até que todas sejamos livres!”
“Pela vida das mulheres e pelo bem viver” é reafirmar o compromisso da luta sindical com a luta por uma sociedade mais justa, onde o trabalho de cuidado — muitas vezes invisibilizado — seja reconhecido, valorizado e compartilhado.
Filie-já! Sindicato forte se faz com todas e todos!