O dia de hoje, 07/08, foi marcado pela abertura das atividades que compõe o calendário do 29º Pré-Grito dos Excluídos e Excluídas em Mossoró. No IFRN, o ato foi realizado sob logística do SINASEFE Seção Mossoró, IFSOL, Grêmio Estudantil Valdemar dos Pássaros, Neabi IFRN/MO, projetos Afrocientistas e Sankofa, contando com a participação de militantes, entidades e mandatos que constroem o coletivo organizador do Grito dos Excluídos no município e ocorrendo junto à Feira de Economia Solidária do IFRN – Campus Mossoró.
O Grito dos Excluídos e Excluídas acontece anualmente, sempre no dia 07 de setembro, em vários locais do Brasil desde 1995. Assim, o ato pode ser compreendido enquanto uma manifestação popular de confronto ao Grito da Independência historicamente hegemônico, que reproduz o ideário de que a independência foi proclamada pelo príncipe D. Pedro I e que surtiu mudanças diretas na vida da população brasileira majoritária à época.
Desde 1995, o Grito dos Excluídos e Excluídas objetiva potencializar os gritos censurados que despontam dos lugares negligenciados pelo poder público, nos campos, porões e periferias da sociedade. Aproveita-se da efeméride para escancarar as dores e opressões que governos e autoridades permitem (e incentivam) que continuem acontecendo.
Este ano, sob o lema “Vida em primeiro lugar”, o calendário de articulação em Mossoró começou desde o mês de abril e foi construído por muitas mãos. A coordenadora geral Euza Raquel utilizou o momento para enfatizar o compromisso do SINASEFE Seção Mossoró em defender as pautas dos servidores públicos e de reinvindicar melhores condições de trabalho e vida para a classe trabalhadora, que tem sofrido graves investidas neoliberais na última década.
O QUE QUEREMOS? DEMOCRACIA!
O QUE QUEREMOS? LIBERDADE!
O QUE QUEREMOS? É FESTA, TRABALHO E PÃO!
É O GRITO DOS EXCLUÍDOS!
Canção temática do Grito dos Excluídos e Excluídas 2024
Confira mais sobre a organização nacional do Grito dos Excluídos e Excluídas