No último sábado (07/09), foi realizada a 30a edição do Grito dos Excluídos, sob o lema “Todas as formas de vida importam. Mas, quem se importa?”. Em Mossoró, a concentração se deu na lateral do Ginásio Pedro Ciarlini, às 07h.
Construído por diferentes entidades, o Grito contou com a participação da Marcha Mundial das Mulheres, do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra, de seções sindicais, entre outras organizações sociais e políticas. O SINASEFE Seção Mossoró marcou presença nas atividades do Pré-Grito, ao longo do mês de agosto, e no desfile deste ano.
A coordenadora-geral da Seção, Francisca Torres, declarou que “o Grito dos excluídos é um grito dos movimentos sociais por justiça social” e que a “Diretoria compreende como um momento importante, e que o SINASEFE, como uma entidade de classe, deve participar desse espaço de diálogo com a sociedade. É um espaço de formação coletiva imprescindível para o sindicato estar”.
Além disso, Francisca ressaltou a relevância da construção do Grito na efeméride do Dia da Independência do Brasil, “uma vez que se propõe a contrapor o ideário de liberdade que foi posto hegemonicamente e denunciar as opressões ainda vivenciadas por milhões de brasileiros”.
“O QUE QUEREMOS? DEMOCRACIA!
O QUE QUEREMOS? LIBERDADE!
O QUE QUEREMOS? É FESTA, TRABALHO E PÃO!
É O GRITO DOS EXCLUÍDOS!“
Canção temática do Grito dos Excluídos e Excluídas 2024