Na tarde da sexta-feira (02/08), o SINASEFE Seções Mossoró e Natal se reuniu com a Reitoria do IFRN para oficializar a assinatura do Termo de Acordo para compensação das atividades represadas durante o período de greve.
O documento determina que, para a compensação das atividades e dias letivos, os servidores deverão elaborar seu próprio plano de compensação individual de atividades (acordado com a chefia imediata de seu setor), e apresentá-lo dentro de, no máximo, 30 (trinta) dias corridos após a assinatura deste Termo de Acordo. Neste caso, deve-se apresentar o termo preenchido até o fim do mês de agosto.
Conforme acordado entre as partes, a compensação das atividades deverá ser realizada até o final do ano letivo de 2024. Os planos deverão ser elaborados observando os Planos de Trabalho anteriores à greve para TAEs em PGD e docentes; as demandas represadas dos setores; e também poderão conter as atividades que foram represadas durante a paralisação, ainda que já forem repostas pelos servidores.
Para a coordenadora geral da Seção, Euza Raquel, “finalizar a greve com a assinatura do termo de acordo diz muito sobre a rede federal tecnológica e diz que nosso trabalho é muito mais que quantitativo e precisa ser valorado como ele é.” Ainda, aproveita para enfatizar a importância da carreira TAE para o IFRN, “Essa greve trouxe grandes avanços e um deles foi a visibilidade dos técnicos”. A coordenadora finalizou sua fala expressando que sindicato, gestão e estudantes estão articulados juntos em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.
Assinatura do termo pela coordenadora geral Euza Raquel, representando o SINASEFE Seção Mossoró
Ainda, Fernando Varella, coordenador geral do SINASEFE Natal, colocou que “o diálogo respeitoso com a gestão do IFRN foi fundamental nesse processo e compreender que os ganhos da greve foram para todo o Brasil, que começou a entender de forma diferente o fazer do técnico-administrativo em educação. Saímos dessa luta com a sensação de dever cumprido”.
O reitor do IFRN, Arnóbio Araújo, destacou a importância do papel assumido pelos servidores dentro e fora do IFRN, “Nós somos servidores públicos, estamos ocupando um cargo momentâneo, mas a nossa função é enquanto servidor público, e entendemos que essa é uma luta de todos, uma luta justa e que finalizamos hoje com a assinatura do termo de acordo, que é uma ação importante para a nossa instituição”.
Em caso de dúvidas ou conflitos sobre a elaboração e cumprimento do acordo, as Seções Natal e Mossoró estarão à disposição para esclarecimentos e mediação de conflitos em nossos veículos de comunicação.
Confira os documentos na íntegra:
- LINKS DE ACESSO PARA OS DOCUMENTOS:
Termo do Acordo e o Plano de Compensação das atividades assinados
Plano de Compensação Individual de atividades para download